EXPLORER
Segurança do Trabalho.
Elabora vários documentos pertinentes. Entre eles estão, laudos, programas e avaliações ocupacionais.
As atividades de segurança e medicina do trabalho são desenvolvidas com base na legislação trabalhista CLT Capitulo V, Lei 6.514/77, Portaria 3.214/78. A legislação prevencionista vem sofrendo diversas alterações e hoje possuímos 37 Normas Regulamentadoras, onde a EXPLORER Consultoria Segurança do Trabalho está apta a atuar em todas as normas, sendo através de elaboração de documentos técnicos específicos, treinamentos de segurança e padronização de ambientes de trabalho, conforme a necessidade do cliente.
Programa de Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Levantamento Ambiental anual realizado “in loco” objetivando identificar, avaliar, quantificar a exposição de trabalhadores à riscos ambientais, criando alternativas para eliminação dos riscos ambientais ou a minimização dos mesmos. Todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, mesmo não expostos a riscos ambientais devem providenciar a elaboração do PGR GRO.
Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional Programa que visa acompanhar a saúde dos colaboradores indicando a periodicidade de avaliações médicas e definindo os exames médicos complementares, de acordo com os ricos existentes no local de trabalho, tomando como base a inspeção realizada para elaboração do PPRA. O programa deve ser renovado anualmente. *ASO – Atestado de Saúde Ocupacional Avaliação Médica realizada com objetivo de garantir a integridade física do trabalhador.
Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho O LTCAT é um laudo técnico, isto é, um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos. Este é um laudo com fins previdenciários, cujo objetivo é emitir um parecer conclusivo sobre as condições ambientais a que o funcionário foi exposto, devendo refletir a realidade no momento da vistoria. Para isso, são realizadas avaliações qualitativas e quantitativas a fim de analisar os riscos físicos.
Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Indústria da Construção Civil (NR 18) Programa de segurança exigido nas atividades de construção civil, que obriga os canteiros de obras com mais de 20 funcionários a elaborar documentação técnica sobre as condições de segurança a serem adotadas em cada faze da obra, relacionando as proteções coletivas, individuais a serem utilizadas, assim como estabelecendo um programa de treinamento contra acidentes de trabalho.
Laudos de limites de tolerâncias de Insalubridade e Periculosidade Laudos ambientais realizados “in loco” que visa obter um parecer técnico conclusivo sobre o pagamento de adicionais de insalubridade e/ou periculosidade, levando em consideração as atividades desenvolvidas pelos empregados ou pelas condições do local de trabalho.
Perfil Profissiográfico Previdenciário. A Instrução Normativa da Previdência Social, Nº 99 entrou em vigor em Janeiro de 2004 e com ela, o formulário do PPP, exigido pela Lei Nº 3.048/99, com o objetivo de reunir em um documento só todas as informações relativas ao gerenciamento de riscos e a existência de agente nocivos no ambiente de trabalho. Sua elaboração é individualizada para empregados, trabalhadores avulsos e cooperados, expostos a agentes nocivos, químicos, físicos, biológicos.
Avaliação de Vibração ocupacional de membros inferiores e corpo inteiro
Analises Preliminares de Riscos As boas práticas de segurança fazem com que as atividades operacionais seja analisadas criteriosamente, eliminando assim a possibilidade de acidentes e/ou incidentes, as APR’s devem ser elaboradas para atividades não rotineiras, onde não se conhece o tipo de trabalho ou o local onde a atividade será realizada.
Avaliações químicas ocupacionais Avaliações que servem como base para elaboração de laudos ou programas prevencionistas, tomando como base as forma de avaliação estabelecidas de FUNDACENTRO e utilizando as referências da NR-15 (anexos) e tabela da ACGIH para comparação dos limites de tolerância de cada agente nocivo.
A medicina ocupacional se popularizou nos dias de hoje, diante do aumento nos índices de afastamento de trabalhadores em função de doenças relacionadas ao trabalho, e do aumento de trabalhadores, sendo aposentados por invalides. Nosso objetivo na prestação de serviços de Segurança e Medicina do Trabalho é estabelecer uma excelência no atendimento de nossos clientes, através de parcerias com empresas especializadas no ramo de medicina ocupacional.
Emissão de relatórios de não conformidades com recomendações de correções São procedimentos técnicos específicos a cada atividade, levando em consideração todos os aspectos legais e prevencionistas para elaboração. As empresas que buscam certificação nas área de qualidade, segurança e/ou meio ambientes, devem possuir seus procedimentos de segurança e mantê-los atualizados.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão formada por colaboradores da empresa, eleitos pelos empregados e designados pelo empregador, com objetivo de identificar situações de risco e conscientização dos trabalhadores quanto aos ricos ambientais existentes. Os componentes da CIPA devem receber treinamento especifico com carga horária mínima de 20 h. Todo processo de eleição dos integrantes da CIPA deve ser protocolado junto ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, anualmente.
Treinamento de utilização, guarda e conservação. Carga Horária: 6 h * Conteúdo Programático - Legislação; - Riscos Ambientais; - Proteções Coletivas; - Proteção Individual: - Proteção para cabeça; - Proteção dos olhos e face; - Proteção Auditiva; - Proteção Respiratória; - Proteção para o tronco; - Proteção dos Membros Superiores; - Proteção dos Membros Inferiores; - Proteção do corpo inteiro; - Proteção contra quedas com diferença de nível. - Certificação (CA – Certificado de Aprovação) EPI
Conforme o item 7.5 da NR 07, todo estabelecimento deve estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, assim como pessoas treinadas para esse fim. Carga Horária: 16 h * Conteúdo Programático - Princípios do Socorrista; - Suporte básico à vida; - Transporte de acidentados; - Sinais Vitais; - Parada Cardíaca; - Hemorragia; - Estado de Choque; - Queimadura; - Envenenamento; - Feridas; - Traumatismos /Entorses.
Treinamento Admissional / Periódico Carga Horária: 06 h - Responsabilidades da Empresa na Segurança do Trabalho; - Responsabilidades do Trabalhador na Segurança do Trabalho; - Responsabilidades dos Membros da CIPA; - Uso de Crachás na Obra; - Condições do Meio ambiente do Trabalho na Obra; - Equipamentos de Proteção Coletiva Existente na Obra; - Riscos de Trabalhos com Eletricidade; - Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual em todas as fases da Obra;
Curso Básico NR 10. Carga Horária: 40 h. NR 10. Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade Curso Complementar (SEP – Sistema Elétrico de Potência) Carga Horária: 40 h É pré-requisito para frequentar este curso complementar, ter participado, com aproveitamento satisfatório, do curso básico definido anteriormente.
Treinamentos Transporte, Maquinas e Equipamentos
Analise Ergonômica do Trabalho
Treinamentos de Combate a Incêndios, Brigadistas capacitados. Conforme NR 23 todo empregador deve providenciar medidas de prevenção contra incêndios, assim como manter colaboradores treinados para este fim, levando em consideração os parâmetros estabelecidos no COSCIP – Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
Treinamentos para entrantes, Vigias e Supervisores de Espaço Confinado
Treinamentos de segurança para trabalho à cima de 2mt Capacitação dos Trabalhadores Carga Horária: 08 h * Conteúdo Programático - Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; - Análise de Risco e condições impeditivas; - Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; - Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; - Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação.
Estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo
Mapas de risco com rotas de fugas
Levantamento e avaliações ambientais de ruídos, vapores, nevoas, etc...